08jun
Por: Brasil de Joelhos Postado: junho 08, 2019 Em: artigos, dias de hoje, festas bíblicas, recursos Comentários: 0

Festa de Shavuôt em hebraico, ou Pentecostes em grego é a quarta das sete festas bíblicas instituídas por Deus em Levítico 23 e a segunda das três grandes festas de peregrinação (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos) onde todo o Hebreu anualmente era convocado a ir a Jerusalém e ao Templo (Ex. 23:17).

Shavuôt significa semanas, à partir do segundo dia da Pêssach (Páscoa) até a véspera de Shavuôt eram contadas sete semanas ou quarenta e nove dias. Foi o dia escolhido por Deus para se revelar de maneira inédita e poderosa a um povo como nunca outrora na história, lhes entregando a Torá, que é a sua Lei escrita (Ex.19-20). Foi também o dia de cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo  descrito em Atos e que tinha sido profetizado por Joel (Jl. 2:28-29 | At. 2:1-4; 16-17).

Após a morte e ressurreição de Jesus (Páscoa), o Senhor passou quarenta dias ressurreto com os discípulos falando das coisas concernentes ao seu Reino, no final deste período ele lhes determinou que não se ausentassem de Jerusalém para que então pudessem receber a promessa do Espírito Santo se tornando assim aptos a serem testemunhas tanto em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra (At. 1:3-8).

Na mesma data se vê dois eventos extremamente relevantes na história de Israel, da Igreja e das nações, a entrega da Torá e o derramamento do Espírito, ou seja, conclui-se que a lei de Deus só poderá ser cumprida mediante a capacitação do Espírito de Deus e nunca de maneira legalista e carnal.

Se na Páscoa somos libertos do Egito (escravidão do mundo), em Pentecostes somos capacitados a vivermos para Deus, seja na manifestação do fruto do espírito (Gl. 5:22-23), nos dons ministeriais (Ef. 4:7-12 | I Co 12:1-11) ou testemunhando (At 1:8).

É uma data propícia para se clamar pelo enchimento do Espírito, de modo que possamos de forma sobrenatural andar em santidade, se sujeitando a toda a palavra de Deus e servindo a ele e as pessoas com poder e graça.

Jerônimo Lopes

Trackback URL: http://brasildejoelhos.org/bj/festa-de-shavuot/trackback/